quarta-feira, 3 de abril de 2013

LIVROS PROCESSUAIS DE MANUEL CASTELIN RELACIONADOS COM O LABIRINTO EVOLUTIVO









Estou em processo de realização de um manual para as pessoas que desejem construir seu próprio labirinto personalizado, igual que eu o construí, já em forma de um parque ajardinado, já em forma de uma estrutura básica online que cada um pode encher com suas memórias pessoais à plena criatividade. CLIQUE NA IMAGEM, PARA LER UMA INTRODUÇÃO.



ADVERTÊNCIA: Manuel Castelin usa seus romances e textos como obras processuais, nas que ele vai introduzindo as grandes aprendizagens evolutivas da sua vida, que é o que importa, e não os contos que os envolvem. Como sua vida é uma metamorfosis, onde todo se prova e comprova com vivências intensas e profundas, e o que parecia sólido e útil ontem, já converteu-se em relativo ou inservível amanhã, ele decidiu publicar gratuitamente e de forma periódica, apenas fragmentos dos seus livros em internet, se reservar o direito de modificar ao longo da sua vida todo o que considere ingênuo, rígido, prepotente ou obsoleto, e deconstruir e simplificar sem apego, até que o que fique seja uma síntese vital do essencial aprendido. 

O mesmo ele faz com seus quadros. E é muito possível que acabe fazendo diferentes versões de um mesmo livro em Espanhol Castelhano, em Espanhol Galego ou em Português. Assim que não se considerarão completos e editáveis seus livros até o fim de sua vida, ou após sua morte. (O qual não é garantia nenhuma de que o que parece sábio no fragmento que leu-se hoje, não se tenha convertido numa bobagem amanhã, assim que desfrutai do momento, meus caros, porque uma obra processual é uma obra viva, cheia de infinitas possibilidades e na que os primeiros leitores ainda podem pôr seu graozinho de aréia, com um comentário que apaixoe ao autor e converta ao comentarista em parceiro criativo da obra e até em musa ou muso, enquanto uma obra terminada é um processo morto e, ao cabo do tempo, um fóssil que só apaixoa aos acadêmicos da Paleontología )

Seguindo o anteriormente explicadoA GUERREIRA, uma das novelas mais antigas de Castelin, na que se homenageava a suas colegas de geração, se falava de amor tántrico e da busca de integração de Espanha na União Européia, se encontra agora mesmo em procesual de deconstrucción total e o autor não tem nem ideia, nem lhe preocupa, se se poderá reconstruir algo que valha a pena com os dois últimos temas. A História Contemporânea como motivo, amigos, é uma árvore de folha bem caduca.
VIAJEM DE ORFEU AO 

O músico Orfeo busca a entrada dos Infernos, no País do Fim do Mundo, para pedir a Hades que lhe devolva sua amada esposa Eurídice.  Mas não poderá mudar de dimensão, sem morrer, antes de achar a síntese da sua própia caminhada na vida, para o qual é guiado pelo Guardiâo do Labirinto de Finisterre construir seu próprio labirinto no qual fazer memória dos máis intensos momentos da súa vida para  extrair dela a vibraçao síntese  do seu viver.





A BEBIDA DO PODER

Relato autobiográfico de Manuel Castelin sobre sua estância em Mapiá, Amazonia, sede do Santo Daime, em 1989,  último ano de vida do Padrinho Sebastião Mota, onde se originou, durante um trabalho na floresta, com Ayahuasca,  a inspiração da sua obra relacionada com o  Labirinto Evolutivo.

Esta é a minha última novela em processo. Parece já bastante acabada, mas quando algo parece bastante acabado é o bom momento para meter-lhe o ferro à fundo e tirar a nova estátua, bem mais surpreendente e convincente, se fpossível for, de adentro da velha estátua, por méio de uma deconstucción implacável. CLIQUE NA IMAGEM PARA LER UMA SINOPSIS DA OBRA, NESTE JUSTO MOMENTO DE SEU PROCESSO. (Final de Abril 2018)




   



Um comentário:

  1. Manuel como vais ?
    é o sebastien, tava contigo em terezopolis, como vais ?
    Moro no brasil na ila grande,
    manda noticias por whatsapp 24999880026

    ResponderExcluir